Ganho de 33% em capacidade
Com a melhoria da eficiência, a empresa conseguiu uma redução de 25% no tempo de operação necessário para movimentar a mesma quantidade de produto


PROBLEMAS
A Bunge Sapezal (MT) enfrentava um desafio significativo: a capacidade operacional de sua unidade já não atendia as necessidades atuais da empresa. Com a demanda crescente e a necessidade de otimizar a movimentação de soja, a empresa buscou na Ucelo, soluções eficientes para aumentar sua produtividade.


DIAGNÓSTICO E SOLUÇÃO
Em visita técnica, foram avaliados 12 equipamentos, incluindo 7 correias transportadoras e 5 elevadores, onde foram diagnosticados os problemas que geravam a ineficiência. A capacidade operacional da unidade atingia apenas 150 t/h, bem abaixo da capacidade desejada pelo cliente, que era de 200 t/h.
Após várias análises em nosso laboratório virtual, onde foram testadas diferentes configurações nos equipamentos e componentes, foi realizado um dimensionamento personalizado e indicada a substituição de componentes do Kit Elevador e do sistema de acionamento.
A equipe de engenharia dimensionou novos motoredutores já na condição de potência e velocidade adequadas às novas capacidades de 200 t/h, junto ao kit de correias e canecas adequados para tal movimentação.
Todo o conjunto de transportadores foi padronizado, os elevadores foram equipados com canecas industriais modelo 11x8 em PEAD Eagle, correias FO Contitech e indicado dois modelos de redutores para atender aos 12 equipamentos.

RESULTADOS
Ganho de capacidade: A implementação dessas soluções resultou em um aumento de capacidade de aproximadamente 33% em todos os elevadores, passando de uma média de 150 t/h para 200 t/h.
Eficiência de Tempo: A mesma quantidade de produto foi movimentada em 75% do tempo previsto, reduzindo significativamente os custos operacionais e energéticos dos equipamentos. Isso representou uma redução de 25% no tempo de operação necessário para movimentar a mesma quantidade de produto.
CONCLUSÃO
A intervenção técnica realizada pela Ucelo na unidade da Bunge em Sapezal (MT) não apenas resolveu o problema inicial de capacidade subutilizada, mas também proporcionou um aumento significativo na produtividade e eficiência operacional. A padronização e modernização dos equipamentos permitiram ao nosso cliente alcançar um nível de desempenho superior, refletindo diretamente na otimização de recursos.
